terça-feira, 4 de junho de 2013

Desenho... Porta de entrada para diversas aprendizagens.


Projeto  3º Ano B
Tema : Desenho... Porta de entrada para diversas aprendizagens.


Justificativa :
Sabendo que desenhar é uma função quase que exclusiva de hemisfério direito do nosso cérebro e que quando o indivíduo está absorto a um desenho ,ocorre um silenciamento do hemisfério esquerdo e isso é fonte de imensa tranquilidade e bem estar e partindo da observação do grande interesse dos alunos por desenho em grafite esse projeto se justifica com intuito de  estimular a capacidade de observação ,concentração e disciplina e  de orientar novos saberes sobre  desenho com grafite
->Detonador : Releitura da obra  
 
Problematização :A problematização será feita através das perguntas: O que sabemos sobre desenho do grafite ?O que queremos saber? E o que aprendemos sobre o desenho com grafite que ficará exposto na sala durante a vigência do projeto
Objetivo Geral :
Propiciar diversas aprendizagens através do trabalho com desenho com grafite
Objetivos Específicos:
Expressar ideias e emoções com clareza ,de modo a ser entendido pelos interlocutores através de desenhos e produções textuais
Ouvir, observar, interpretar e compreender mensagens através de obras de artes.
Responder adequadamente ao interlocutor marrar falos estabelecendo relações de temporalidade e causalidade através de imagens .
Descrever personagens , objetos ,situações sol diferentes pontos de vista .
Reconhecer a função social de determinados textos
Reconhecer símbolos gráficos (imagéticos) presentes na vida social
Relacionar diferentes registros linguísticos aos suportes correspondentes :jornal ,livro ,cartaz ,convite ,revistas e panfletos, etc .
Reconhecer alguns gêneros de literatura historia relato ,poesia
, reportagem , correspondência ,publicidade, etc.
Elaborar textos em suas diversidades tipologias ,respeitando o gênero indicando exercitando a construção de parágrafos e utilizando elementos e coesão e coerência e eficácia.
Reconhecer números do contexto diário identificando aqueles que envolvem contagem medidas e códigos
Ordenar de forma crescente e decrescente agrupamentos segundo a quantidade de elementos
Identificar a dezena, a unidade, a centena e o milhar com base no sistema de numeração
Conceituar e identificar as operações com números naturais- adição e subtração.
Resolver situações problemas de adição e subtração
Localizar e movimentar pessoas ou objetos com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição através de jogos e desenhos.
Observar formas geométricas presentes em diferentes obras de artes.
Formar conceitos de medidas de tempo
Comparar solos de diferentes ambientes relacionando diferentes características e condições através de imagem e observação de uma pequena exposição.
Comparar os modos cm que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam suas funções de alimentação e sustentação.
Compreender o ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos.
Estabelecer relações de dependência entre os seres vivos e não vivos.
Reconhecer que o homem organizado em diferentes espaços criam diferentes culturas
Ler interpretar e produzir cronogramas, linhas do tempo e calendários relacionados à história local.
Construir a noção de espaço, localizando o próprio corpo e dos colegas, distinção e eixos de orientação.
Estabelecer pontos de referência para localizar-se no espaço
Utilizar os pontos cardeais para localizar-se geograficamente
Aprender a ler e interpretar mapas simples.

Estratégias:
Utilização de diferentes textos e imagens para leitura, releitura e repintura.
Utilização de jogos como Quiz para fixar os conteúdos
Produção de textos e de galeria de desenhos com os alunos.
Utilização dos livros do PNAIC para estimular a leitura e a escrita
Concurso de desenho e de produção textual.
Recursos:
- jornais , revistas , panfletos
- Livros de histórias
Avaliação : Será feita diariamente através de observação e registro no caderno de plano.
Culminância: Exposição dos trabalhos dos alunos em uma parede da escola .




Nenhum comentário:

Postar um comentário